polônia

Você já ouviu falar da Polônia?! Já pensou em conhecer? Ela com certeza não está nas listas mais comuns de viagem, então vem conhecer um pouco mais sobre esse país.

A Polônia fica na Europa Central e faz fronteira com países como Alemanha, Ucrânia, Bielorússia, Eslováquia, Lituânia e República Tcheca. O fuso horário é o mesma da França, são 5 horas a mais que o Brasil durante o verão e 3 horas a mais durante o inverno. A capital é Varsóvia. A Polônia faz parte da União Europeia mas não faz parte da zona euro, logo, a sua moeda é o złoty.

polônia

A Polônia foi muito afetada pela guerra e muitas cidades foram completamente arrasadas pelos nazistas e serviram para construção dos campos de concentração como Chełmno e Auschwitz. Mas o povo polonês conseguiu manter suas tradições culturais vivas, e é hoje uma das economias mais promissoras da Europa.

Principais cidades

As principais cidades são Varsóvia (Warsaw), Cracóvia (Kraków), Gdánsk, e Breslávia (Wroclaw).  As cidades polonesas são conectadas por eficientes linhas de transporte por meio de trens e ônibus, o que viabiliza muito um tour por esse país.

Breslávia (Wrocław)

Wrocław, ou em português Breslávia, é a capital da região da Silésia, localizada no sudoeste da Polônia. A cidade foi escolhida como a Capital Europeia da Cultura em 2016, e fica às margens do Rio Oder, dando um toque veneziano à atmosfera da cidade. Breslávia é polo estudantil na Polônia, devido ao alto número de universidades localizadas na cidade. Você pode conferir mais detalhes pelo site oficial da cidade, clique aqui.

Breslávia

Varsóvia (Warsaw)

É a capital do país, centro financeiro e econômico da Polônia. Lá você pode visitar o parque Lazienki e os monumentos espalhados pela cidade. Varsóvia tem cerca de 1.700.000 habitantes, então você pode esperar toda agitação da cidade grande. Você pode conferir mais detalhes pelo site oficial da cidade, clique aqui.

varsóvia

Cracóvia (Kraków)

Cracóvia é bastante visitada pelos turistas que desbravam as terras polonesas por diversas razões. A cidade é próxima à Auschwitz, então vale a pena esticar a viagem e passar por lá, além disso, é a cidade de nascimento do Papa João Paulo II e outro pólo estudantil e intelectual polonês. Você pode conferir mais detalhes pelo site oficial da cidade, clique aqui.

cracóvia

Gdánsk

A cidade é muito antiga, localizada em uma zona portuária e tem muita história pra contar. Lá está localizada a Saint Mary’s Church, a maior igreja gótica de tijolos vermelhos da Polônia e da Europa. O passeio pela orla do rio Motlawa vale muito à pena. Gdánsk foi ocupada pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, e várias atrações como a estátua de Netuno e os portões que fecham o centro histórico foram retirados, mas hoje estão lá agraciando a visita dos turistas mais ávidos por arquitetura e história. Você pode conferir mais detalhes pelo site oficial da cidade, clique aqui.

gdansk

E então?! Gostou do post? Já vai programar a sua próxima viagem pra lá? 😀