Você já experimentou a sensação de entrar em um aeroporto, despachar a sua mala e saber que você está prestes a embarcar em uma aventura? Se a sua resposta for sim, você provavelmente irá entender que não existe sentimento mais excitante que este. Existem poucas coisas na vida que impactarão tanto o seu modo de ver o mundo quanto viajar. Isso porque algo acontece quando entramos em um avião em um país e pousamos em um outro. É como se fosse um choque de realidade: o mundo é tão grande e tão diversificado que fica impossível não se viciar nesta sensação.

É difícil descrever, com palavras, como é maravilhoso observar as diferenças que nos rodeiam, as grandes paisagens naturais que estão espalhadas pelo mundo, os grandes monumentos construídos por nossos antepassados e, mais ainda, a simples complexidade que envolve a dinâmica de como funciona uma cultura. Pode parecer contraditório, mas é exatamente assim que a gente se sente.

Se você ainda não pode experimentar essa sensação, listamos alguns motivos pelos quais você deveria, pelo menos uma vez, tentar.

Você amplia sua perspectiva

Nada muda mais a forma como você a sua experiência de vida quanto ver como outras pessoas vivem! Você não só será mais grato pela vida que tem, como você aprenderá bastante sobre empatia e tolerância. Não existe certo e errado, existem culturas diferentes, e você deve mergulhar de cabeça nessas culturas: procurar entender a história daquela povo, seu estilo de vida, aprender algumas palavras do seu idioma e entender o que é importante para eles. Isso fará com que você se avalie internamente, se livre dos seus preconceitos e consiga ser feliz de forma mais plena.

Você aprende a viver o momento

Se você está vendo o Coliseu pela primeira vez ou se você está parado em frente as pirâmides do Egito, você aprende a valorizar o seu tempo. Você aprende que cada minuto da vida é importante e que você deve aproveitá-lo ao máximo. É difícil pensar nos problemas cotidianos quando você está vivendo uma aventura que transcende as pequenas dificuldades do dia-a-dia. No final das contas, viajar nos ensina a nos desconectar do que não é tão importante e valorizar o que existe de melhor ao nosso redor e dentro de nós mesmos.

Você desenvolve um desejo de explorar sempre mais

Quando você começa a viajar, isso logo pode ser tornar um vício. Afinal, existem tantas coisas no mundo a se conhecer! E o melhor de tudo, você aprende (com um pouquinho de pesquisa e empenho) que viajar já não é tão caro quanto era antigamente. Você enxerga que é uma coisa que está ao seu alcance e então, você se planeja e vai! Vai e sai da sua zona de conforto, vai e explora lugares incríveis,vai e passa por cima dos seus maiores medos. E sabe porque você faz isso? Porque a sensação de estar lá é extremamente prazerosa e gratificante.

Você aprende a relevar as coisas

Durante uma viagem é normal que seu vôo atrase ou que a sua bagagem seja extraviada afinal, imprevistos sempre acontecem. Passando por essas situações, você aprende a importâcia de se manter calmo e relevar. Aprende que por mais que isso possa parecer extremamente estressante, coisas maravilhosas estão por vir e você se concentra nessas coisas. E isso acaba refletindo na forma como você leva a sua vida! Você se torna uma pessoa mais calma e otimista, que sabe que pode lidar com quaisquer tipo de desafios que possam vir a aparecer no seu caminho.

Você se abre para as diferentes formas de levar a vida

Nenhum país ou mesmo cidade vive da mesma forma que outro. As pessoas não levam a vida da mesma forma. Quando você viaja, você entende que isso é maravilhoso e que a variedade de opções que você tem são incríveis. Você não precisa seguir as regras que foram ensinadas para você desde sempre, você pode (e vai) achar algum lugar onde você se encaixe, onde você vai poder ser você mesmo e ser feliz.