Barco na Ribeira

Porto

Porto fica ao norte de Portugal e é a segunda maior cidade do país, ficando atrás apenas da capital Lisboa. A cidade respira história e possui cerca de 240 mil habitantes segundo o censo português de 2011. O nome do país deriva do nome da cidade, Portus Cale, porto do povoado de Cale região onde hoje é a cidade do Porto. Também conhecida como “A Invicta” por ter resistido às inúmeras investidas de D. Miguel contra seu irmão D. Pedro IV (sim, o mesmo D. Pedro I aqui no Brasil) durante o cerco do Porto em 1832.

DSCF0225

O Porto abriga várias opções turísticas históricas e uma vida noturna bem agitada na Baixa, zona portuense que abriga as ruas da Galeria de Paris e Cândido dos Reis. Outra opção disponível é um passeio pelas 6 pontes que cobrem o Rio Douro, de onde podem ser visitadas às caves onde os famosos vinhos do Porto são armazenados e ainda vale um passeio pela Ribeira. No centro da cidade, construções arquitetônicas como a Torre dos Clérigos, a Avenida dos Aliados, a Estação São Bento e a Sé do Porto são registros importantes da arquitetura barroca da região.

DSCF0272

Do Porto existem opções de trem para a nossa próxima parada, Guimarães.

Guimarães

Guimarães, também conhecida como cidade berço de Portugal, remonta do século 9 e foi nela que nasceu o primeiro rei de Portugal Dom Afonso Henriques. Guimarães é uma cidade pequena e extremamente charmosa.

IMG_0622

Seu conjunto arquitetônico é composto, por castelos, museus e um centro histórico acolhedor que é Patrimônio Cultural da Humanidade desde 2001. Além disso, a cidade possui um Santuário no alto do monte da Penha, uma oportunidade única de ter uma visão incrível da cidade.

DSCF1544

Aveiro

Aveiro é uma cidade pequena no litoral português a 70 km do Porto. Famosa por seus canais e catedrais, Aveiro é uma opção que pode ser aproveitada com meio dia de viagem. No centro histórico da cidade ainda existem várias padarias onde você não pode deixar de experimentar a sobremesa típica local, os ovos moles de Aveiro.

DSCF0115

Coimbra

Famosa pela Universidade que é uma das mais antigas do mundo e a mais antiga de Portugal, Coimbra destaca-se pela importância histórica da cidade, segundo centro administrativo escolhido logo após Guimarães para garantir a unificação dos territórios de norte à sul do país.

DSCF0068

Lisboa

Lisboa é a capital e talvez a cidade mais conhecida de Portugal.  Com atrações clássicas como a Torre de Belém, Lisboa mistura antiguidade e modernidade à medida que se conhece o interior da cidade.

IMG_0761

Atrações como a Praça do Comércio, o Elevador de Santa Justa, o Padrão dos Descobrimentos, o Castelo de São Jorge e a Rua Augusta transportam o turista para toda aquela atmosfera da época das navegações.

IMG_0708

Pra quem curte a vida noturna, o Bairro Alto é cheio de opções de bares e discotecas de vários tipos para agradar todas as tribos que freqüentam a região.

IMG_0692