alemanha

A Fundação Capes em cooperação com a Fundação Alexander von Humboldt (AvH) da Alemanha está oferecendo bolsas de pesquisa. As bolsas são por meio do programa Bolsas para Pesquisa Capes/Humboldt com o objetivo de levar pesquisadores qualificados para trabalhar em conjunto com pesquisadores, de reconhecido mérito científico, alemães ou estrangeiros residentes na Alemanha.

Modalidades:

  • Pós-doutorado: para pesquisador altamente qualificado e em início da carreira acadêmica, que tenha completado seu doutorado há menos de quatro anos;
  • Pesquisador experiente: para acadêmico altamente qualificado com um perfil de pesquisa definido, que tenha completado seu doutorado há menos de doze anos;

Vigência da bolsa na Alemanha:

  • Pós-doutorado: de seis (6) até vinte e quatro (24) meses; e
  • Pesquisador experiente: de seis (6) até dezoito (18) meses. Neste caso a estadia poderá ser dividida em até três períodos de no mínimo três (3) meses cada.

Entre os benefícios da bolsa estão: bolsa mensal, auxílio instalação e deslocamento para a Alemanha, seguro de saúde, curso de alemão (se necessário) e subsídios para dependentes.

As inscrições para essa chamada estão abertas até o dia 30 de dezembro de 2016.

E aí?! Ficou interessado(a)? 😀

Você pode conseguir mais informações clicando aqui.