A IJP (Internationale Journalisten-Programme) oferece bolsas de trabalho para jornalistas da América Latina. Desde 1997 a IJP organiza um programa de intercâmbio entre Alemanha e América Latina com o apoio do Ministério Federal de Imprensa da Alemanha e de empresas privadas. Os jornalistas da América Latina participantes do programa têm a oportunidade de trabalhar por dois meses como redatores-visitantes em um veículo de comunicação alemão.

Público-alvo

O programa é dirigido a jornalistas com experiência profissional entre 25 e 35 anos, com conhecimentos regulares da língua alemã (em casos excepcionais, fluência em inglês pode compensar a falta desse requisito).

O programa acontecerá entre março e abril de 2017. Após alguns dias de introdução em Berlim, começam os estágios de dois meses em um órgão de imprensa alemão (jornal, revista, televisão, rádio ou internet). A bolsa é de 3600 euros para jornalistas latino-americanos e deve cobrir os gastos relacionados à viagem, alojamento e alimentação.

Sobre a inscrição

Os jornalistas interessados em participar devem levar seus pedidos à Embaixada ou ao Consulado da Alemanha de seu país. Os pedidos deverão incluir currículo, foto, cópias de três artigos ou reportagens de sua autoria que dêem uma amostra de sua capacidade profissional e uma carta de recomendação do redator-chefe de seu veículo de comunicação.

As inscrições estão abertas até o dia 15 de setembro.

E então, se interessou?!

Mais informações e detalhes sobre a inscrição podem ser encontrados nesse link.