Mais uma ótima oportunidade para quem está cursando a graduação e pretende fazer um intercâmbio. Estão abertas as inscrições para o programa de Bolsas Ibero-Americanas do Santander! No total, são 123 universidades brasileiras participantes neste convênio e uma quantidade de 750 bolsas a serem concedidas a universitários brasileiros. Os selecionados para participar do programa receberão uma ajuda em dinheiro para estudar em países como Portugal, Argentina, Espanha, Chile, Colômbia, México, Porto Rico, Peru e Uruguai.

Sobre a bolsa de estudos

A bolsa oferecida para os alunos selecionados no programa tem valor de 3 mil euros por aluno, e deve ser utilizada como um auxílio para cobrir custos com transporte, hospedagem e alimentação.

É fato que o valor oferecido não é suficiente para cobrir todas as despesas que o aluno terá ao estudar no exterior por um semestre, mas com certeza é uma boa opção para quem está pensando em fazer um intercâmbio.

Como concorrer à bolsa de estudos

Para participar, é necessário que a universidade na qual você estuda faça parte do convênio de Bolsas Ibero-Americanas do Santander. Abaixo, a lista das universidade contempladas.

USP CESMAC CESED
UNESP UNIGRANRIO CESUPA
KROTON FGV-RJ UFCG
UNIP UCSAL UFRPE
LAUREATE UFAL IME-MANAUS
MACKENZIE WHITNEY UFAC
FATEC UFES UNICAP-PE
PUC-SP UVV UPE
SENAC-SP CEFET-RJ UFRGS
SÃO CAMILO EMESCAM UNISINOS
GRUPO ANIMA MULTIVIX UCS
UNICSUL UNIRIO UNIVALI
FAAP UERJ CESUMAR
FECAP PUC-MG PUC-RS
SER EDUCACIONAL UFMG UNINTER
UNICEUMA UNOESTE FTECBRASIL
DEVRY FAMEMA FURG
UEPB UNIFACEF PUC-PR
UFOPA UNIFAFIBE UFPEL
UFPA UNIVEM UNIVATES
UFRA UFJF UNOESC
UNIFAP UFOP CHEMELLO & STELZER
UFC UNIMAR UFSC
UFPB BARÃO DE MAUÁ UNESC
UFRN UNITOLEDO UNIFIL
UFMA FB UNISUL
UFPI FDF BOM JESUS
UFRR FIO UFPR
UNIFOR IMESB UNERJ
UFPE TOLEDO UPF
UNILAGO UFSCAR UFF
UNIPAC UFSJ UNIT
UNIVALE IMT METODISTA
UNICAMP FEI UNIARARAS
FU. ABC UNISANTOS UNITAU
PUCCAMP GRUPO POLIS UNIVAP
PUC-GO UNISANTA UNIANCHIETA
UNICEUB UNILAVRAS UNISAL
UNB UBEC FACENS
UNIUBE IESB-BRASILIA UNIFENAS
UFG MISSÃO SALESIANA PROJEÇÃO
UFU

 

Caso a sua universidade esteja na lista, acesse o app Santander Universitário, preencha o formulário e faça sua inscrição. Você receberá um email de confirmação da sua candidatura.

Todas as etapas do processo seletivo e critérios utilizados na seleção serão definidos pelas universidades participantes, que devem publicar um edital interno com todas as informações necessárias. As inscrições estarão abertas de 01 de Abril a 09 de Junho às 23h59 (Horário de Brasília).

Os critérios, condições e prazo de inscrição utilizados para seleção dos alunos serão definidos por cada instituição. Os selecionados devem programar a viagem entre agosto/2017 e agosto de/2018.

Para saber mais sobre o programa de intercâmbio, clique aqui.