entrevistas

A entrevista com um recrutador ou um chefe de algum setor de uma empresa é uma das partes mais importantes de um processo seletivo. É importante estar bem preparado para ser assertivo nas colocações e passar tranquilidade e seriedade.

Sendo assim, reunimos alguns erros comuns em entrevistas de emprego para que você possa se preparar em casa e evitá-los.

1 – Vocabulário Pobre

É importante não usar gírias. Evite palavras excessivamente coloquiais, tenha atenção com a gramática e a concordância. Evite palavras que você não conhece o significado. Não arrisque porque as chances de errar podem ser grandes. Tente usar uma comunicação clara e séria!

2 – Comunicação Exagerada

Falar demais pode ser um problema. Se o entrevistador te fez uma pergunta, tente responder sem rodeios. Seja direto e pontue as informações mais importantes. Certifique-se de que respondeu tudo que o recrutador procurava saber.

3 – Atrasos

entrevistas

Não se atrase! Embora isso possa acontecer em cidades maiores devido ao trânsito caótico, ou alguma fatalidade, tente evitar ao máximo os atrasos. Isso pode parecer desleixo e irresponsabilidade da sua parte. Se notar que o atraso vai ser inevitável, ligue e avise.

4 – Despreparo

É importante que você chegue na entrevista conhecendo muito sobre si mesmo e sobre a empresa em questão. Serão feitas perguntas do tipo “Porque você quer trabalhar aqui?” ou “Quais valores ou características te aproximam da empresa?”, portanto, é importante que você conheça a missão, visão e valores da empresa, além dos seu próprios valores. Tente se conhecer, e pesquise bastante sobre a empresa.

5 – Roupas inadequadas

Vista-se adequadamente para as entrevistas! Não apareça usando bermudas, acessórios exagerados ou qualquer coisa do tipo. Esteja condizente com o cargo que almeja na empresa.

6 – Falar mal do emprego anterior

Não fale mal do emprego anterior. Caso você seja questionado sobre isso, apenas cite sua experiência sucintamente, sem transparecer qualquer sentimento negativo sobre um antigo chefe ou cargo. Não é profissional falar mal de empregos anteriores em entrevistas.

7 – Falta de confiança nas entrevistas

Seja confiante quando se descrever ou falar sobre suas habilidades, mas tenha parcimônia. Não seja arrogante, apenas mostre que você tem a competência pra ocupar o cargo em questão. Dificilmente um candidato inseguro será aprovado.

8 – Mentir sobre habilidades

trabalho

Não minta sobre suas habilidades nem no currículo e nem nas entrevistas. Além de ser um péssimo hábito, mentir pode te dar problemas no trabalho caso você seja aprovado. Mentir sobre habilidades e ao desempenhar as atividades do cargo demonstrar imperícia para as mesmas é motivo para demissão com justa causa. Cuidado!

9 – Não questionar 

Sair da entrevista sem perguntar nada para o recrutador pode parecer desinteresse. Questione sobre os resultados ou sobre as atividades. Agradeça pela oportunidade. Demonstre interesse pela vaga e pela empresa. Questione!

Siga essas dicas e suas chances nas entrevistas serão muito melhores!

Esperamos ter ajudado! Boa sorte! 😉