currículo

Todo mundo sabe que o currículo é o primeiro passo pra conseguir um emprego. E um bom currículo, já é 50% de chances a mais de conseguir a tão sonhada vaga. Reunimos então algumas dicas do que você não deve fazer no seu currículo.

1 – Colocar documentos pessoais

Seus documentos serão solicitados pelo setor de Recursos Humanos da empresa, então não há necessidade de colocá-los. Coloque apenas o nome completo, idade, nacionalidade, estado civil e dados para contato – como telefone e endereço de e-mail.

2 – Limitar o objetivo de carreira

É normal colocar o objetivo de carreira ao enviar o currículo para uma vaga específica. Porém, caso surja alguma outra oportunidade, seu curriculum vitae será consequentemente descartado. Portanto coloque apenas a sua área de atuação.

3 – Colocar foto

Em algumas áreas, fotos são pedidas nos CVs. Mas a não ser que você seja modelo ou ator, evite colocar fotos. Foque em suas características e habilidades para o trabalho em questão.

4 – Mentiras no currículo

Não minta sobre seu nível de fluência em um idioma, ou sobre seu conhecimento sobre algum software ou rotina de trabalho. Caso você seja selecionado, estará em uma péssima situação.

5 – Informações secretas sobre seu emprego anterior

É normal possuir informações privilegiadas de empregos em empresas anteriores, mas não use esses dados para melhorar seu currículo. Não passará uma boa imagem para o seu recrutador.

6 – Expectativa salarial

A melhor tática é não colocar a pretensão salarial visto que se o valor for muito alto, isso pode te custar a oportunidade que a empresa está oferecendo. Nunca coloque o quanto espera ganhar, a não ser que a empresa exija. Caso a empresa exija, pesquise sobre a média salarial da atividade e faça uma estimativa.

7 – Descrever hobbies irrelevantes

Evite colocar hobbies que você não pratica ou que não acrescentam nada à avaliação do recrutador sobre a sua personalidade. Seja sucinto e claro nas suas considerações.

8 – Demissões

A sua trajetória deve ser escrita de forma positiva. Portanto não exponha uma demissão em um currículo, isso poderia assustar o recrutador. Caso você seja questionado sobre isso em uma futura entrevista, seja sincero e explique o porquê da demissão para a pessoa que o entrevista.

9 – Anexos irrelevantes

Evite anexar documentos que não acrescentam nada ao seu trabalho. As informações essenciais são dados pessoas e habilidades para a vaga em questão. Não escreva um texto no email barganhando a vaga ou junto com seu currículo. Apenas seja sucinto.

10 – Características pessoais

Sua trajetória profissional,hobbies e outras atividades já devem ser o suficiente para mostrarem características pessoais. Portanto, não exagere caso for colocar características pessoais. Menos é mais. E quanto menos cansativo for o seu CV, melhor.

E aí?! Gostou das dicas?! 😀