cachorro

Um estudo publicado pela revista Science comprovou algo que os donos de cachorro falavam desde sempre: os cães são capazes de entender o que falamos.

Pesquisadores na Hungria analisaram imagens de ressonâncias magnéticas do cérebro dos bichinhos enquanto seus donos se comunicavam com eles. O objetivo da análise era determinar a parte do cérebro ativa quando os cães recebiam instruções. A descoberta foi surpreendente: os animais processam as palavras ouvidas com o hemisfério esquerdo do cérebro e a entonação da voz, com o direito, exatamente como os humanos.

Mas para os cachorros entenderem, não se pode falar de qualquer jeito. Os cães só entendem que estão sendo elogiados quando a entonação da voz é positiva e animada. Palavras que indicavam elogio com entonação neutra não obtinham resultado no cérebro dos animais.

“Achávamos que as capacidades neurais de processar mentalmente palavras eram unicamente humanas. Agora descobrimos que são compartilhadas com outras espécies. Isso sugere que a grande mudança que tornou os humanos capazes de começarem a usar palavras não foi uma grande mudança em capacidade neural”, afirma o pesquisador chefe Attila Andics, neurocientista da Universidade Eotvos Lorand, em Budapeste.