Todos sabemos que quando cortamos uma cebola, nossos olhos começam a arder muito e as lágrimas começam a descer. Mas se você é uma daquelas pessoas que não conseguem viver sem essa delícia, vale o sacrifício, certo? Errado. Mostraremos para você algumas maneiras de como cortar cebola sem nenhum problema (ou lágrima).

A primeira coisa que devemos saber é: Por que as cebolas nos fazem chorar? Quando são cortadas, elas liberam diversas enzimas que reagem no próprio alimento. Essa reação resulta em um gás, que não faz mal aos nossos olhos. O problema é que esse gás também sofre uma reação, agora com a água presente nas glândulas lacrimais. A partir disso se origina um ácido, que irrita nossos olhos. E como esse ácido chega aos nossos olhos? Bom, ele entra pelas nossas vias nasais e chega até os olhos.  Entendido como a cebola nos faz chorar, será fácil entender as dicas para evitar as lágrimas.

1) Mascar chiclete

Mascar chiclete enquanto cortamos cebolas é um dos métodos mais eficazes dessa lista. Isso porque quando estamos mascando chiclete, nós respiramos pela boca. Logo, os gases que irritam os nossos olhos não entram pelas nossas vias nasais e, consequentemente, não chegam aos nossos olhos.

cliclete

2) Usar um ventilador

Esse é o meio mais fácil e mais óbvio de todos. Se são alguns gases que irritam nossos olhos, porque não os mandar para longe com um ventilador? Simples e eficaz!

ventilador
3) Encher a boca de água

Mas por que encher a boca de água evita a ardência nos olhos? Lembra lá em cima quando dissemos que os gases da cebola reagem com a água presente em nossas glândulas lacrimais, produzindo um ácido que irrita nossos olhos? Pois então, nesse método os gases da cebola também reagem com a água, só que agora com a água presente em nossa boca. Sem tristeza e sofrimento!

4) Faca muito afiada

Usar uma faca muito afiada também pode resolver o problema da choradeira. Isso porque quando cortamos a cebola com uma faca muito afiada, evitamos a liberação dos gases irritantes, já que estes só são liberados quando a cebola é esmagada, e não cortada de uma vez só.

faca

5) Dois palitos de fósforo apagados na boca

Acredite ou não, mas colocar dois palitos de fósforo apagados na boca também evita a ardência nos olhos. Isso ocorre porque quando você está com os palitos na boca, você respira pela boca e não pelo nariz. Tanto o palito de fósforo quanto o chiclete são desnecessários, visto que a falta das lágrimas ocorre por você estar com a boca aberta.

6) Cortar a cebola imersa em água

Como dito anteriormente, o que causa a ardência nos olhos são alguns gases contidos na cebola. Esses gases reagem com água das nossas glândulas lacrimais, produzindo um ácido irritante aos nossos olhos, certo? Logo, quando cortamos a cebola imersa em água, antecipamos a reação que resulta no ácido. Ou seja, a transformação em ácido ocorre na água que envolve a cebola, e não em nossos olhos.

cebola na água
7) Congelar a cebola

Esse método leva em conta o mesmo princípio da faca afiada. Os gases só são liberados quando a cebola é esmagada, e não cortada de uma vez. Agora pensa um pouco: Como esmagar uma coisa que está muito dura? Não tem jeito. A única solução é usar a força e cortar a cebola de uma vez!

Deixe seu comentário falando sobre algum outro método que esquecemos, e claro, não se esqueçam de testar esses em casa, hein?