1 – Tomar um banho quente antes de dormir

Além de te deixar mais relaxado, o banho quente provoca mudança na temperatura corporal, o que ajuda a ter um sono melhor e mais profundo.

2 – Comer proteína magra ou alimentos ricos em magnésio

Estudos mostram que o magnésio pode ter um papel relevante na hora de dormir a noite toda, pois contém triptofano, um aminoácido que aumenta os níveis de serotonina, o que ajuda no sono. Alguns alimentos ricos em magnésio são: banana, uva, abacate, nozes, amendoin, peixes, espinafres, entre outros.

3 – Sentir o cheiro de lavanda

Bem simples e funciona! De acordo com estudos, este aroma ajuda no relaxamento e no sono por diminuir a frequência cardíaca e a pressão arterial.

4 – Parar de fumar

Estudos comprovam que os fumantes de cigarro são quatro vezes mais propensos a noites mal dormidas que os não fumantes, além disso têm o sono mais leve.

5 – Afastar o seu telefone

Pesquisas comprovam que a luz emitida pelos aparelhos pode arruinar o sono ao interromper a produção de melatonina.

6 – Beber chá

Uma xícara de chá quente antes de ir para a cama por si só já é relaxante, a ideia é beber um chá “calmante” que contenha compostos que ajudem com o sono. Algumas opções são: camomila, erva-doce, hortelã e maracujá com erva-cidreira.

7 – Fazer alongamento

Movimentos simples de alongamento podem relaxar músculos tensionados durante o dia. A prática de Yoga também ajuda a acalmar o corpo e a mente.

8 – Ler um livro

A ideia é desconectar da tecnologia enviando à sua mente um sinal de que é hora de relaxar!

9 – Meditar

Dentre outros benefícios para a sua saúde, a meditação também ajuda na hora de cair no sono pois ajuda a mente a relaxar e desacelerar.

10 – Dormir em um quarto frio

Segundo a Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos, a temperatura ideal para o sono perfeito é de aproximadamente 15 a 20 graus. Nada mais gostoso que dormir com aquele edredom, né?

11 – Evitar a cafeína

Nada de cafezinho à noite. Especialistas afirmam que os efeitos da cafeína podem durar até seis horas no organismo. Evite também refrigerantes e chocolates 😉

12 – Usar a cama apenas para dormir e fazer sexo

Quando os quartos passam a ser sala de estar, escritório e cozinha automaticamente o cérebro para de associar o quarto/cama com lugar de descanso. Isso pode dificultar bastante o sono.

13 – Fazer sexo

A atividade estimula a oxitocina (o hormônio “quente e confortável”) e reduz o cortisol (hormônio do estresse) no corpo, assim, você fica muito mais relaxado e prontinho pra dormir.

14 – Elimiar os ruídos

Missão difícil nos dias de hoje, mas não impossível! Na falta de um lugar silencioso, tampões de ouvido ou uma máquina de ruído branco podem salvar.

15 – Evitar beber à noite

Diferente do que muitas pessoas pensam, consumir álcool antes de dormir pode perturbar o sono profundo. O aconselhável é evitar todas as bebidas alcoólicas pelo menos três a quatro horas antes de ir dormir.

16 – Ir ao banheiro

Mesmo sem vontade vá, afinal acordar no meio da noite com a bexiga cheia pode afastar definitivamente seu sono.

17 – Usar meias

Um estudo descobriu que cobrir os pezinhos pode ajudar o fluxo de sangue, levando-o a alcançar uma temperatura ideal para o sono. Já percebeu como é difícil dormir quando seus pés estão gelados?

18 – Se exercitar

Engana-se quem pensa que exercícios não deixam dormir, pelo contrário. Além de excelentes para o corpo e a mente ajudam no sono profundo.

Pronto para ter lindas noites de sono a partir de agora? 😉