“Les Origines de La Beauté” é um projeto de pesquisa sobre a diversidade étnica feminina sem fins lucrativos e com abordagem artística, a fim de alcançar o coração dos diversos públicos internacionais e multiculturais.

O projeto começou em 2012, e ainda está nos primeiros estágios de catalogação dos rostos das diversas etnias presentes nos cinco continentes. As fotos são enviadas por pessoas comuns que pretendem auxiliar a pesquisa e estão dispostas a ter seus rostos expostos. Até o momento, o projeto conseguiu alcançar cerca de 90 fotos e vídeos de representantes de mais de 50 grupos étnicos de 15 países em 4 continentes.

E o mais legal, o projeto é precisamente sobre grupos étnicos, e não sobre os estados sob a divisão política que conhecemos hoje, abrangendo muito mais as diferenças que existem dentro de países como Brasil, Bélgica, China, Estados Unidos e outros.

A autora do projeto, Natalia Ivanova, é uma fotógrafa russa que vive e trabalha em Paris. Segundo ela, é importante implementar e passar para as pessoas a ideia de tolerância interétnica e igualdade, não importa quanto tempo e esforço que pode demorar.

beaute1

beaute2

Fotos: 9gag

Se você quiser mandar a sua foto e participar do projeto, isso é perfeitamente possível. Não existem prazos, e a autora do projeto busca pelo menos 3 mulheres entre 18 e 30 anos para representarem cada etnia. Basta enviar para o email [email protected] um vídeo de 40 a 60 segundos falando (em inglês, francês ou russo) sobre você e o porquê de querer participar do projeto, acompanhado da sua idade, cidade onde mora, etnia dos bisavós (se souber), idade e perfis no Instagram e/ou Facebook.

Mais informações você pode conferir aqui e aqui.