O Brasil amanheceu de luto na última terça feira. O futebol amanheceu de luto. A tragédia envolvendo a Chapecoense causou comoção por todo Brasil e por boa parte do mundo. O avião que levava o time para a final da Copa Sul-Americana sofreu um acidente em La Unión, cidade próxima a Medellín, na Colômbia. As buscas foram encerradas, e 71 pessoas morreram entre atletas, comissão técnica e membros da imprensa.

O futebol mostrou então toda sua força. Deixando a rivalidade de lado, o Atlético Nacional, time com o qual o Chapecoense disputaria a final, pediu à Confederação Sul-Americana de Futebol que o clube brasileiro seja declarado campeão. Em anúncio oficial pelo site do Atlético, é possível sentir toda a dor nas palavras do time que termina com a frase “De nossa parte, e para sempre, Chapecoense campeã da Copa Sul-Americana 2016”.

Além disso, diversos clubes, no Brasil e no mundo prestaram suas homenagens ao clube catarinense colocando o escudo do time em seus perfis nas redes sociais.

Fonte: Facebook
Fonte: Facebook

O Barcelona e o Real Madrid postaram fotos de seus minutos de silêncio em honra às vítimas do acidente com o Chapecoense.

O Grêmio, time porto-alegrense, sugeriu que as demais equipes de futebol da Série A se emprestem atletas à Chapecoense para a disputa do Campeonato Brasileiro de 2017.

O Palmeiras solicitou à CBF liberação para que o time use a camisa do Chapecoense na última rodada do Campeonato Brasileiro. O time vai enfrentar o Vitória, no dia 11, às 17h, em Salvador, e gostaria de fazer essa homenagem ao time de Santa Catarina. A Crefisa, patrocinadora do Palmeiras, já liberou o time do uso da camisa oficial, agora só falta a decisão da CBF.

A Cruz Vermelha de Chapecó ainda solicitou, por meio de sua página oficial, a ajuda de psicólogos voluntários para o acompanhamento das famílias das vítimas do acidente. Vamos todos ajudar!

AFP PHOTO / Nelson ALMEIDA
AFP PHOTO / Nelson ALMEIDA

Muito triste! Força Chape! Força para os familiares!