A Nike, empresa conhecida pelos seus calçados e acessórios esportivos, resolveu lançar um vídeo homenageando o atleta de duatlo Chris Mosier. Ele é o primeiro atleta transgênero dos Estados Unidos a conquistar um lugar na equipe nacional.

A história de Chris é contada em vídeo que faz parte da série de curtas metragens promovidas pela Nike com o título de “Coragem sem Limites”. O vídeo mostra o treinamento e as dificuldades que ele passou ao competir com outros atletas do sexo oposto. Confira:

A Transição de Chris Mosier

Segundo entrevista dada ao The New York Times, Chris Mosier começou a questionar seu gênero aos 4 anos de idade. E em 2010, após 1 ano de carreira no esporte, começou a tomar injeções de testosterona e teve seu gênero legalmente reconhecido. Em 2011, Chris correu pela primeira vez em uma competição masculina de atletismo.

Chris Mosier começou a competir em 2005 em eventos da agência nova iorquina New York Road Runner, e em 2009 completou seu primeiro triatlo em State Island, Estados Unidos competindo na equipe feminina. Infelizmente ele não veio para as Olimpíadas do Rio porque o duatlo, que consiste em ciclismo e corrida, ainda não é reconhecido como esporte olímpico.

Chris pode ser considerado um exemplo e uma inspiração para outros atletas transgênero e assim criar um ambiente mais amigável e inclusivo nas equipes de esporte tanto americanas quanto internacionais.

Fotos: Reprodução Youtube