O atleta polonês Piort Malachowski, prata no lançamento de disco nos jogos Rio 2016, arrecadou cerca de 115 mil euros (cerca de R$ 418 mil) ao leiloar sua medalha com o objetivo de ajudar no tratamento de um câncer raro do pequeno Olek.

“Fiz tudo o que estava ao meu alcance para a conseguir [medalha de ouro]. Infelizmente, desta vez, não funcionou. Mas o destino deu-me a oportunidade de aumentar o valor da minha prata”, escreveu no Facebook.

Depois disso, o atleta pôs sua medalha de prata em uma rede social de leilões, e em poucos dias o número alcançou o necessário para o tratamento de Olek. “Fomos capazes de mostrar que juntos podemos fazer milagres. A minha medalha de prata vale hoje muito mais do que valia há uma semana”, afirmou o atleta.

No final do mês, o menino viajará com sua família para os Estados Unidos para se submeter a um tratamento especial que o ajude a superar o câncer nos olhos. Malachowski espera conhecer nos próximos dias, Dominika e Sebastian Kulczyki, o casal de empresários vencedor do leilão. “Ainda não recolheram a medalha, e espero que façam isso pessoalmente para nos conhecermos”, explica Malachowski, que assegurou que sua conquista não lhe fará falta. “Uma medalha é só um pedaço de metal, mas a saúde de uma criança vale muito mais”.