Morar na Alemanha pode ser uma experiência muito agradável. O Brasil recebeu vários imigrantes alemães no decorrer de sua história, e agora, vários descendentes desses alemães podem recorrer às autoridades e pedir a cidadania alemã.

Resolvemos então separar algumas dicas que podem ser úteis pra você que está nesse processo. Para solicitar a cidadania alemã, é necessário solicitar um requerimento de constatação de nacionalidade alemã, junto com outros documentos que serão solicitados em casos específicos como os citados abaixos:

Ascendência Alemã

A nacionalidade alemã é transmitida pela filiação. Se o pai ou a mãe tem o passaporte alemão, os filhos podem exigir esse direito. Caso os pais sejam divorciados e apenas o pai ter passaporte alemão, o filho tem de ser reconhecido antes de completar 23 anos. Para àqueles que nasceram fora da Alemanha, a atenção de ve ser redobrada. Não mais se adquire a nacionalidade alemã através do nascimento quando o pai ou a mãe (alemães) nasceram fora da Alemanha depois de 31/12/1999 e tem sua residência fora da Alemanha. Exceto se o filhou ou filha for declarado pelo pai ou mãe alemã(o) à representação alemã competente no prazo de um ano (declaração de nascimento).

Se você já vive na Alemanha mas é filho de pais estrangeiros também pode receber a cidadania alemã. Nascidos na Alemanha após 01/01/2000 desde que pelo menos um dos pais já resida há mais de oito anos na Alemanha e tenha visto permanente podem requisitar a cidadania. Os jovens entre 18 e 23 anos têm que optar por uma nacionalidade.

Mas se você não se encaixa em nenhum dos casos anteriores e já vive na Alemanha, confira as opções de naturalização alemã:

Naturalização Alemã

Pessoas que já residem permanentemente na Alemanha podem se naturalizar alemães. Com a naturalização, você passa a ter cidadania e passaporte alemão.

Requisitos:
  • Conhecimentos suficientes da língua alemã;
  • Morar a pelo menos 8 anos na Alemanha;
  • Ser aprovado no Einbürgerungstest, um teste de 33 perguntas que atestam o seu conhecimento sobre o Estado Alemão e a vida na Alemanha;
  • Reconhecer a a ordem livre e democrática da República Federal da Alemanha;
  • Possuir emprego na Alemanha com salário suficiente para prover seu sustento e de seus dependentes;
  • Não ter cometido nenhum delito ou crime;

Trabalhoso porém não impossível não é?!

O pedido de naturalização ou reconhecimento de cidadania para brasileiros deve ser pedido em algum órgão ou autoridade alemã no Brasil ou na Alemanha. Mais informações podem ser conseguidas no site do Ministério do Interior Alemão, no site do Ministério Federal de Migração e Refugiados ou no site da Embaixada Alemã.