Os fãs de Harry Potter e interessados em psicanálise terão um programa inédito para discutir as aventuras passadas em Hogwarts esta semana. O sucesso literário e cinematográfico será o mote de um encontro na Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ), quinta-feira (23/03), às 21h. O evento começa com apresentação da psicanalista Maria Inês Neuenschwander Escosteguy Carneiro, seguida de debate o sobre o bem e o mal a partir da trama.

“A saga de Harry Potter e a filosofia ambivalente com que o personagem Dumbledore conduz Hogwarts, a escola para bruxos, assim como algumas questões propostas por vários filósofos ao longo dos séculos são o ponto de partida para as reflexões psicanalíticas que formam o corpo desta apresentação. Harry Potter e Tom Riddle, antagonistas formais, serão mesmo tão opostos assim? Qual a dúvida do Chapéu Seletor diante de Harry Potter? Por que falha sua seleção simplista? Esse tema, bem e mal, é o mote para a apresentação”, explica Maria Inês, psicanalista da SBPRJ.

A apresentação 

O título da apresentação é: “Qual é a do chapéu? Harry Potter e Tom Riddle, ‘amigos’ para sempre”. O ingresso para o público externo custa R$ 20. É necessária inscrição prévia pelo e-mail  sbprj@sbprj.org.br  ou pelo telefone 2537-1115.

O evento é realizado pelo Departamento Científico da SBPRJ. O psicanalista José Carlos Calich, da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA), será o comentador do debate. A SBPRJ fica na Rua Davi Campista, 80, Humaitá, Zona Sul do Rio de Janeiro.